
Vania Maria C. M. Santa Cruz – Coord. Região Episcopal Ipiranga
No sábado, 12 de abril, o Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, na Vila Mariana, São Paulo, acolheu as coordenadoras e missionárias da Campanha da Mãe Peregrina (CMP) da Região Episcopal Ipiranga para uma tarde especial de formação. O encontro teve início às 14h e foi marcado por espiritualidade, partilha e renovação do ardor missionário, especialmente neste Ano Santo Jubilar, em que a Igreja celebra o lema “Peregrinos da Esperança”, e no jubileu de 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina.
Ir. M. Sandra Maieski, assessora da CMPS, conduziu o momento com entusiasmo e acolhida calorosa, motivando as participantes a viverem com intensidade o tempo de graças. A tarde contou com Adoração ao Santíssimo Sacramento, momento no qual cada missionária foi convidada a um encontro pessoal com Cristo, expressando orações de súplica e gratidão. Ir. M. Talita de Oliveira animou a Adoração com cantos que enriqueceram ainda mais a experiência espiritual.
Frases como “Senhor, abre as portas do meu coração e faz arder em mim o amor pela missão” e “Senhor, abre a porta santa do meu coração e concede-me a graça de levar a mais bela mensagem ao mundo: que Tu és a nossa única esperança” foram expressas como clamores e compromissos assumidos por aquelas que desejam seguir firmes na missão.
Rosana Aparecida Calixto, coordenadora da Paróquia Nossa Senhora da Saúde – Decanato São Mateus, compartilhou sua emoção:
“Estar com a Ir. M.Sandra é como estar com a Virgem Maria. A doçura dela nos deixa mais leve e, quando fala, sua voz entra nos ouvidos e vai direto ao coração. Falar de João Luiz Pozzobon é falar de um grande devoto de Maria, um homem evangelizador que, com simplicidade, fidelidade e perseverança, levou Maria a todos. Assim como José, ele conduziu a Mãe e o Filho com humildade. Por tudo, dou graças a Deus!”
Durante a formação, Ir. Sandra também recordou o exemplo de fidelidade de João Luiz Pozzobon à Aliança de Amor. Sua história e testemunho continuam a inspirar missionários e missionárias em todo o Brasil e no mundo.
Margarida Maria Borges da Cruz, coordenadora da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Decanato São Mateus, destacou:
“O sorriso da Ir. M. Sandra acolhe e mostra Jesus em nós e na nossa vida. O que mais me tocou foi quando ela falou da fidelidade de Pozzobon à Aliança de Amor. Ele permaneceu fiel até o fim e morreu feliz, a caminho do Santuário. Aprendi que a grande missionária é a própria Mãe. Fazemos nossa parte, mas é ela quem conduz e escolhe os corações certos. Já senti isso muitas vezes. A Mãe fala ao nosso coração.”

Mesmo com um grupo pequeno, a formação foi significativa. As participantes saíram motivadas, confiantes de que a Mãe Rainha cuidará da missão na Região Ipiranga, especialmente por estarem tão próximas ao Santuário.
Elisangela Souza de Lima, missionária da Paróquia São João Batista – Decanato São Mateus, compartilhou sua experiência:
“Em um encontro com a Ir. M. Sandra, no Santuário, algo mudou dentro de mim. Compreendi que devemos entregar o barco da nossa vida a Jesus e que a Mãe de Deus também é nossa Mãe. A fé é a âncora que nos sustenta. Somos chamados a proteger, anunciar e confiar. O terço se torna nosso refúgio e força diária. Hoje eu testemunho: Jesus está no barco da minha vida, e mesmo nas tempestades, Ele não me abandona. Quero ser missionária com alegria, porque nossa Mãe é o ímã que atrai e acolhe. Nossa missão é clara: anunciar que Cristo vive e caminha conosco.”
Ao final do encontro, a certeza era uma só: Maria, Luz da Esperança, caminha com cada missionária, e por isso, elas seguem firmes com Ela, sendo missionárias da esperança em meio ao mundo.