No último sábado, 11 de outubro, o Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, na Vila Mariana, foi palco de um encontro especial dedicado às mulheres: a Tarde da Mulher – Marias no nosso tempo.
Reunindo cerca de 70 participantes de diferentes idades, o evento proporcionou momentos de reflexão, convivência, oração e celebração, reunindo mulheres que já integram os Ramos de Schoenstatt e aquelas que descobriam o Santuário e o Movimento pela primeira vez.
Com o tema “Mulher em Sinfonia de Aliança de Amor – A beleza e o desafio de ser mulher”, a tarde teve como objetivo convidar as participantes a refletirem sobre sua identidade, vocação e missão no mundo atual, como verdadeiras “pequenas Marias”.
O encontro começou às 12h, com uma oração de abertura e uma animada canção de acolhida, seguida de um lanche especial preparado com carinho pelos diversos Ramos femininos. Em seguida, uma roda de conversa conduzida pela Jufem trouxe perguntas provocadoras e inspiradoras:
“O que é, para você, o mais belo no ser mulher?”
“Qual traço de Maria, como mulher, mãe ou discípula, mais te inspira hoje?”
Essas reflexões abriram caminho para a palestra ministrada por Valéria Lorenzi, da Liga de Mães, que abordou o lema da tarde e motivou as participantes a reconhecerem a própria dignidade e beleza como mulheres aliadas de Maria.
“A palestra abordou a beleza e o desafio de ser mulher hoje. Fizemos um paralelo entre nossas vidas e a vida de Maria, em quem devemos nos espelhar, e agradecemos a Deus por nos ter criado para sermos como sua Mãe. Enfatizamos muito a beleza singular de cada mulher! Realmente foi um dia abençoado para nós, mulheres. Esperamos mais dias como esse!”, destacou Valéria.
Maria Auxiliadora Tarifa Coelho (Dora), dirigente da Liga de Mães da Vila Mariana, expressou a alegria do momento:
“O encontro de hoje foi uma grande bênção e uma alegria para todas nós mulheres. Conseguimos realizar algo muito bonito com toda a coluna feminina de Schoenstatt da Vila Mariana. Foi um momento de união, integração e aprofundamento da fé. Também uma oportunidade de sermos exemplo de vida para outras mulheres, como mães Schoenstattianas, jovens e famílias.”
Após a palestra, a Ir. Sandra Maieski apresentou um breve histórico da Obra de Schoenstatt e, junto das dirigentes presentes, partilhou os ideais e a missão de cada Ramo feminino.
A programação seguiu com um clima de fraternidade e comunhão, fortalecendo os laços entre os Ramos das Mães, das Famílias, da Juventude e da Liga Feminina. A integração foi um dos pontos altos do encontro, revelando a força da “coluna feminina” de Schoenstatt em ação.
Para Beatriz Evangelista, da região Belém (SP) e integrante da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (LAFS), o dia foi um verdadeiro renascimento:
“O encontro de hoje, para mim, foi de recomeço. Um dia incrível de reconciliação, confiança e esperança no amor de Deus. Estar com outras mulheres inspiradoras, cada uma com sua história, foi muito gratificante. Creio que foi um dia muito especial para todas nós.”
O encerramento da Tarde da Mulher aconteceu com um saboroso café e bolos caseiros, seguido de um momento de oração dentro do Santuário. Em clima de gratidão, todas foram convidadas a participar da Santa Missa das 17h, presidida pelo Frei Ronivalder Biancão em ação de graças e em honra a Nossa Senhora Aparecida.
O evento deixou no coração de cada participante o desejo de continuar sendo luz e presença feminina transformadora, levando Cristo ao mundo por meio de Maria, nas pequenas atitudes do dia a dia.
Como expressaram muitas participantes, foi uma tarde de fé, reencontro e renovação, na qual verdadeiramente se revelaram “Pequenas Marias no nosso tempo”.