No último final de semana, a Igreja celebrou com alegria a memória de São Joaquim e Sant’Ana, pais da Virgem Maria e avós de Jesus. Uma data profundamente significativa para todas as famílias cristãs, pois nos convida a olhar para o coração da Sagrada Família com gratidão, esperança e responsabilidade.
Embora os relatos sobre eles não estejam nos Evangelhos canônicos, a Tradição e os escritos antigos da Igreja preservaram a memória desses santos como modelos de vida familiar e fidelidade a Deus. Foi no seio dessa família que Maria foi educada na fé, aprendendo a amar, servir e confiar em Deus com todo o coração.
Uma família que colaborou com o plano de salvação
A história de São Joaquim e Sant’Ana nos ensina que cada lar, cada matrimônio e cada gesto de amor vivido na fidelidade pode ser parte do grande plano de salvação de Deus. Eles não foram apenas os avós de Jesus; foram instrumentos da graça, colaborando para que o Salvador pudesse vir ao mundo.
Hoje, tantas famílias enfrentam desafios, crises e incertezas. No entanto, São Joaquim e Sant’Ana nos mostram que a santidade é possível no dia a dia, no cuidado com os filhos, na educação na fé, na perseverança silenciosa, na oração que sustenta o lar.
Que São Joaquim e Sant’Ana intercedam por cada família, especialmente aquelas que mais sofrem, aquelas que se sentem desanimadas ou que buscam retomar o caminho da fé.
Reze conosco:
Oração a Santa Ana, suplicando as graças necessárias à sua vida e à sua família
Senhora Santa Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo.
Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São Joaquim por esposo. Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo. Formando, vós, família tão santa, confiantes nós vos pedimos por nossa família. Amém!Alcançai-nos a todos as graças de Deus: aos pais deste lar, que vivam na santidade do matrimônio e formem seus filhos segundo o Evangelho; aos filhos desta casa, que cresçam em sabedoria, graça e santidade, e encontrem a vocação a que Deus os chamou.
E a todos nós, pais e filhos, alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta vida, mereçamos também nós chegar à casa do Pai, onde vos possamos encontrar, para junto sermos eternamente felizes,
no Cristo, pelo Espírito Santo.
Amém!
Santa Ana e São Joaquim, rogai por nós!
Referência :
[1] formacao.cancaonova.com