No último domingo, 12 de outubro, o Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, na Vila Mariana, em São Paulo, viveu uma tarde marcada pela fé, pela emoção e pela ternura da presença de Maria. A celebração da Bênção dos Enfermos, realizada todo segundo domingo do mês durante a Santa Missa, coincidiu neste mês com uma data muito especial: o Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro. Presidida pelo Pe. Agnaldo Costa Júnior, a celebração reuniu fiéis que, com confiança e esperança, vieram colocar suas dores, doenças e intenções no colo amoroso da Mãe de Deus.
Em sua homilia, Pe. Agnaldo recordou a história da imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul no século XVIII, e refletiu sobre o profundo simbolismo daquele encontro.
“Maria não apareceu na glória aqui no Brasil, mas na simplicidade, encontrada por homens simples, em meio ao desespero. Ela se faz presente nas nossas noites estéreis, nos momentos de dor e de espera”, destacou o sacerdote.
O padre também convidou os fiéis a perceberem o sentido de unidade e plenitude que a imagem partida e reencontrada da Mãe Aparecida representa:
“Encontrar o corpo e a cabeça da imagem é um sinal para nós: precisamos buscar a unidade, tanto entre nós quanto dentro de nós mesmos. Um povo unido é forte. E é Maria quem nos conduz à plenitude de Cristo.”
Um dia de graça e intercessão
Durante a tarde, muitos peregrinos testemunharam como a celebração foi um momento de profunda paz, confiança e renovação espiritual.
A fiel Solange Leite Macedo, que recebeu recentemente o diagnóstico de câncer de mama, compartilhou a emoção de participar pela primeira vez:
“Vim ao Santuário por convite de uma amiga, especialmente por causa da bênção dos enfermos. Foi muito importante para mim. Senti uma paz, uma coisa que me fez muito bem. A consagração e a bênção foram algo muito bom. Vou pedir orações e certamente voltarei.”
Já Valquíria Inocêncio Blanco contou que desde a juventude vive sua devoção à Mãe e Rainha, e que este encontro foi também um ato de entrega e cura interior:
“Quis participar desta bênção porque também tenho algumas condições físicas que quero entregar nas mãos dela. Desejo alcançar uma melhora não só física, mas espiritual — perdoar, curar as mágoas e seguir com Maria no amor e no perdão de Jesus.”
Entre cânticos, preces e gestos de ternura, cada fiel foi convidado a abrir o coração e permitir que a Mãe de Deus intercedesse junto ao seu Filho pelos enfermos e sofredores.
A celebração terminou com a bênção dos fiéis, momento em que o olhar da Mãe Aparecida e a fé do povo se encontraram — como no milagre das águas do Paraíba renovando a certeza de que Maria sempre nos conduz à plenitude da vida em Cristo.
No Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, cada bênção dos enfermos é também uma renovação da Aliança de Amor, onde cada pessoa é convidada a confiar plenamente em Deus através de Maria.