Notícias

Reunião de Coordenadores Diocesanos aprofunda missão e amor ao Fundador 

No último sábado, 16 de agosto, o Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, na Vila Mariana, em São Paulo, acolheu a Reunião de Coordenadores Diocesanos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Foi um momento de formação, partilha e fortalecimento do ardor missionário, tendo como eixo central a consciência de que toda missão é um chamado de Deus. 

A formação, conduzida pela Ir. Sandra Maieski, recordou que todo dirigente é antes de tudo um eleito por Deus, chamado a tornar-se instrumento de Sua vontade. Inspirados na história da salvação, desde os patriarcas do Antigo Testamento até a entrega de Maria e a missão de Jesus Cristo, os participantes foram convidados a reconhecer que também hoje o Senhor escolhe pessoas concretas para conduzir o Seu povo. 

Entre os destaques da reflexão, recordou-se a missão do Pe. José Kentenich, Fundador da Obra de Schoenstatt, chamado a oferecer à Igreja um carisma original para os novos tempos. Seu legado de espiritualidade e pedagogia é, até hoje, fonte de inspiração para todos os que assumem a missão na Campanha da Mãe Peregrina. 

Para Inez Lippi, essa vivência trouxe novo impulso espiritual:

 “A formação foi muito especial, reavivando nosso amor à missão e ao Padre Kentenich, nosso Pai e Fundador. Eu faço todos os dias a oração pedindo a sua beatificação na intenção da conversão de uma pessoa da família. Tenho certeza de que ele intercede por nós e, no momento certo, essa graça será alcançada.”

A programação incluiu ainda a apresentação da espiritualidade de Schoenstatt, a história da Campanha da Mãe Peregrina e os objetivos da missão: formar corações dispostos a servir, fortalecidos pela oração e pela vivência da Aliança de Amor. Também foram discutidas datas de novas formações, assim como a da instituição do Santuário-Lar e Coroação. 

 Ana Célia do Nascimento Silva destacou a condução da formação: 

 “A Irmã Sandra consegue transmitir o ardor missionário na sua verdadeira essência. Prende a atenção, como aquela mãe que ensina com amor. E toda formação, é como uma chama sendo acesa em nosso coração.” 

Os coordenadores presentes foram convidados a cuidar da própria vinculação ao Pe. Kentenich, cultivando três dimensões fundamentais: a oração pessoal ao Fundador, o aprofundamento do conhecimento de sua vida e carisma, e as experiências vividas junto aos lugares e pessoas que mantêm viva sua memória.

 


 Para Rosângela Silveira da Silva, da Diocese de Santo Amaro, esse vínculo com o Fundador foi especialmente tocante: 

“Hoje, tudo o que escutei na reunião veio ao encontro dos questionamentos que tenho feito em minha vida. Senti a importância de conhecer melhor a história do Movimento e de mergulhar mais profundamente em sua espiritualidade. Percebo que precisamos refletir sobre o nosso fazer missionário e aprender a confiar, abandonando-nos no colo de Maria, para reviver as virtudes e o sonho de sermos educados para pertencer inteiramente a Deus. Vejo, cada vez mais, a necessidade de formação e de nos alimentarmos na fornalha viva da nossa Mãe Peregrina, que nos fortalece na missão e no caminho de santidade.”

Encerrando a reunião, destacou-se que o cultivo dos vínculos com o Santuário, com a Mãe e Rainha, e com o Pai e Fundador  é o que fortalece os missionários e lhes dá clareza para agir como instrumentos de Deus. Assim, cada coordenador é chamado a ser reflexo vivo da missão confiada ao Pe. Kentenich, levando adiante o ardor missionário da Campanha da Mãe Peregrina.

 

Que bom ter você aqui! Para receber conteúdos e novidades do Santuário, faça parte do nosso canal no WhatsApp. Clique aqui!

Compartilhar:

Tags:

NOTÍCIAS