Notícias

Paróquia São João Batista: Com a Mãe Peregrina, caminhando na esperança

Vania Maria C M Santa Cruz – Coordenadora da CMP – Região Episcopal Ipiranga

“Com a Mãe Peregrina, caminhando na esperança”: esse foi o lema que guiou a Semana Mariana deste ano na Paróquia São João Batista, no Decanato São Mateus da Região Episcopal Ipiranga. Entre os dias 2 e 12 de maio, a comunidade viveu intensamente a espiritualidade mariana com momentos de oração, reflexão e vivência concreta da fé, especialmente em torno da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. 

Logo no início da semana, a Imagem Auxiliar da Mãe Peregrina foi acolhida com carinho e permaneceu presente em todas as missas e atividades. No dia 6 de maio, um grupo da paróquia esteve no Santuário da Vila Mariana para rezar o Terço das Famílias, conduzido pelo Terço dos Homens. 

A cada dia, uma nova vivência: missa na Trezena em honra a Nossa Senhora de Fátima (07/05), adoração ao Santíssimo pelas famílias (08/05) e, no dia 09/05, um dos momentos mais marcantes: a palestra conduzida pela Ir. M. Sandra Maieski, assessora da Campanha da Mãe Peregrina na Região Episcopal Ipiranga. Com leveza e profundidade, ela refletiu sobre o lema da semana, palavra por palavra, tocando os corações com sua fala inspiradora. 

“Foi uma partilha tão bonita, tão profunda que tocou e clareou meu entendimento”, contou Maria de Fátima Souza Silva. “A certeza na missão de Jesus, a crença na ressurreição, mantém Maria em pé. Mesmo sentindo uma dor inigualável, ela acredita nas Palavras de seu Filho. Gratidão por esta escuta que me fez saborear cada palavra.” 

A Irmã Sandra lembrou que Maria se tornou Mãe já na Anunciação, e imediatamente saiu em missão, peregrinando até a casa de sua prima Isabel. Essa atitude é modelo para todos nós: uma Mãe que caminha conosco, que observa silenciosamente o que “falta” em nossos lares, como nas Bodas de Caná e intercede por cada filho. 

“Amo as palestras da Ir. M. Sandra. Quando ela disse que podemos simplesmente pedir para que a Mãe veja o que está faltando em nossa casa, entendi que estou no caminho certo”, disse Miriam Sayuri Fernandes, missionária da Campanha. “Quando a imagem visita minha casa, converso com ela, sorrimos, choramos… É um momento muito especial.”

A coordenadora Vania Maria C. M. Santa Cruz também ressaltou que o incentivo do pároco, Pe. Ricardo Antônio Pinto, tem sido fundamental para a vivência mariana da comunidade. Com grande devoção, ele convida as famílias a receberem a Imagem da Mãe Peregrina em seus lares, permitindo que Maria entre nos apartamentos e casas, levando graças e promovendo discretamente a transformação familiar. 

“Me chamou a atenção o que foi dito sobre Maria como Modelo de Esperança. Mesmo nos momentos mais difíceis, ela manteve a fé firme em Deus. Isso me inspira a continuar confiando”, partilhou Eliana Machado.

A Semana Mariana foi encerrada no Dia das Mães, com homenagens especiais em todas as missas. As mães receberam medalhas da Mãe Rainha com um laço azul, símbolo do amor e da união com Maria. Na missa com as crianças da catequese, a Imagem Auxiliar da Mãe Peregrina foi coroada com flores e Capital de Graças entregues pelos pequenos, numa singela e comovente demonstração de amor filial. 

A vivência desta semana renovou a espiritualidade mariana da comunidade e fortaleceu a missão de seguir com Maria, cheios de esperança, na certeza de que “Com Maria, cheios de alegre esperança e certos da vitória, caminhamos rumo ao tempo novíssimo”, como dizia o Pe. José Kentenich. 

Que bom ter você aqui! Para receber conteúdos e novidades do Santuário, faça parte do nosso canal no WhatsApp. Clique aqui!

Compartilhar:

NOTÍCIAS