Seguindo a norma da Igreja Católica, o Papa Francisco aceitou a renúncia do arcebispo da Arquidiocese de São Paulo que completou 75 anos. Ele permanecerá no cargo até o final de 2026.
Juliana Dorigo– Na última segunda-feira (07), o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do arcebispo Dom Odilo Scherer, que deixará o cargo à frente da Arquidiocese de São Paulo no final de 2026. O Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, localizado na Vila Mariana/SP, está situado no território da Arquidiocese.
A solicitação de renúncia segue a norma da Igreja Católica prevista no Cânon 401, §1, do Código de Direito Canônico. De acordo com essa norma, os bispos diocesanos são solicitados a apresentar sua renúncia ao Papa ao completar 75 anos de idade. No entanto, essa renúncia não é automática; ela deve ser aceita pelo Papa, que pode decidir se o bispo permanece no cargo por mais algum tempo ou se a renúncia será efetivada.
O texto do Cânon 401, §1, declara:
“Roga-se ao Bispo diocesano que, ao completar setenta e cinco anos de idade, apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual, considerando todas as circunstâncias, proverá segundo o bem da Igreja.”
Confira o comunicado da Arquidiocese de São Paulo:
Em comunhão com toda a Igreja, neste Ano dedicado à oração, rezemos pedindo a intercessão de nossa querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt por toda a Arquidiocese de São Paulo e por Dom Odilo Scherer.