O mês de outubro, além de ser o Mês Missionário, é também dedicado à devoção ao Santo Rosário. Essa oração simples e profunda, difundida desde o século XIII, nos ajuda a contemplar os mistérios da vida de Cristo e a nos aproximar mais de Maria. Rezar o Rosário é uma tradição que nos fortalece espiritualmente, oferecendo uma “coroa” de orações à nossa Mãe e intercessora.
Para muitos, o Rosário é uma verdadeira catequese popular, uma maneira acessível de meditar sobre a fé e enfrentar os desafios diários. Como dizia Pe. José Kentenich, fundador de Schoenstatt, o Rosário é uma “armadura” que nos fortalece na caminhada cristã. Da mesma forma, João Pozzobon, com sua Campanha da Mãe Peregrina, fez dessa oração o centro de sua missão, levando-a a tantas famílias no mundo todo.
Neste mês, também dedicado à Aliança de Amor, recordando a fundação do Movimento Apostólico de Schoenstatt (18 de outubro 1914), somos chamados a rezar com mais fervor, lembrando que o Rosário nos impulsiona à missão: contemplar Cristo nos mistérios da fé nos inspira a agir em seu nome, transformando o mundo ao nosso redor.