Notícias

Ordenação sacerdotal do padre José Kentenich


Cícera Martins

No dia 8 de julho, como Família de Schoenstatt, celebramos o aniversário de ordenação sacerdotal do nosso Fundador, padre José Kentenich. Deus despertou em seu coração, ainda na infância, o desejo de ser sacerdote. O pequeno José revelou este desejo a sua mãe no dia de sua primeira comunhão. Com grande piedade, ele rezava: “Ó Deus, não permitas! Antes morrer, do que não conseguir atender ao teu chamado e cumprir a vocação para a qual tu me chamaste”.

Em 23 de setembro de 1899, ele entrou no seminário dos Padres Palotinos em Ehrenbreitstein, Alemanha. Ele queria ser missionário e empenhar-se pela conversão dos pecadores.Como seminarista, passou por muitos sofrimentos, solidão interior e incerteza espiritual. Ele tinha um grande anseio pela verdade e era um incansável questionador, mas não encontrava respostas consistentes para suas questões. Sentia em seu interior a angústia espiritual do homem moderno, do pensar mecanicista, a separação entre fé e vida, entre o natural e o sobrenatural.

Foi a sua confiança em Maria – a quem foi consagrado aos 8 anos e quem exerceu sobre ele especial poder maternal – que o ajudou a superar sua crise, pois nela ele encontrou a harmonia do ser autenticamente vinculado a Deus. Ele assumiu a atitude filial e serviçal de Maria, e sua fé singela marcou sua personalidade e o tornou livre de todas as amarras do tempo.

Em 8 de julho de 1910, com apenas 24 anos, recebeu a ordenação sacerdotal, sob o lema: “Que todos os espíritos se unam na verdade e todos os corações no amor”, e por este ideal empenhou todas as suas forças.

Por causa de sua saúde frágil, o seu desejo de ser missionário na África não se realizou. Ele recebeu a tarefa de ser professor de alemão e latim na escola de Ehrenbreitstein. Viu neste fato a mão da Divina Providência, que já o preparava para outra missão especial.

Em 1912, o padre Kentenich foi nomeado diretor espiritual do novo seminário em Schoenstatt. Conquistou a confiança dos jovens seminaristas, e com seu método pedagógico inovador, canalizou para o alto seus impulsos juvenis e plantou em seus corações o ideal do homem novo, livre e sacerdotal. Também os conduziu a um grande amor a Maria, que se tornou para eles a mãe e educadora de santos sacerdotes.  Com eles, fundou a congregação mariana, e quando esta congregação teve necessidade de um lugar próprio para se reunir, foi-lhes concedida a pequena capela de São Miguel, que futuramente se tornou o Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Padre Kentenich recebeu de Deus a graça de, por meio de sua paternidade sacerdotal, ajudar o homem moderno a resolver seus problemas. Maria o educou e formou para fazê-lo participar do ser e missão paternal de Deus. Assim, muitas pessoas tiveram, no contato com ele, uma profunda experiência da misericórdia e bondade de Deus como Pai.

Agradeçamos a Deus pelo dom da vida e do sacerdócio de nosso Pai e Fundador, e peçamos a Deus que este dom possa chegar a muitos corações, levando-lhes as graças que Deus quer presentear, pelas mãos de Maria em seu Santuário.

 

FONTE: “Servo de Deus, padre José Kentenich”. Secretariado do Padre José Kentenich, Atibaia, São Paulo.

Que bom ter você aqui! Para receber conteúdos e novidades do Santuário, faça parte do nosso canal no WhatsApp. Clique aqui!

Compartilhar:

Tags:

NOTÍCIAS