Notícias

Novena de Natal: No 3º dia de preparação, fiéis vivenciam a graça de “estar na gruta com o Menino Jesus” 

O Santuário da Vila Mariana celebrou, nesta segunda-feira (01/12), o 3º dia da Novena de Advento em preparação ao Santo Natal, guiando os fiéis a viverem profundamente o tema do dia: “Vivenciar a graça de estar na gruta com o Menino Jesus”. A celebração foi presidida pelo Frei Ronivalder Biancão e reuniu devotos presencialmente e de forma espiritual no clima de oração e espera pelo nascimento do Salvador. 

A celebração teve início com a saudação à Trindade Santa e à Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, conduzindo a comunidade a refletir sobre as graças vividas no Ano Santo Jubilar de 2025. 

O Evangelho proclamado, de Mateus 3,1-12, convidou os fiéis à conversão e à preparação interior para acolher o Menino Deus, inspirando a comunidade a meditar sobre a imagem da gruta, apresentada ao longo da celebração como símbolo de renascimento, silêncio, interioridade e encontro com Deus. 

As reflexões ressaltaram que a “gruta da alma” é lugar onde se pode descansar, entregar as próprias dores e permitir que Deus ilumine as sombras internas. Ao mesmo tempo, a comunidade foi convidada a reconhecer que não se permanece para sempre nesse refúgio espiritual: é preciso sair e viver a missão, como Igreja em saída e como Família de Schoenstatt, anunciando o amor da Trindade e de Maria.

Durante a homilia, Frei Ronivalder destacou duas ideias centrais próprias do Advento: o tempo novo marcado pela presença de Deus e a universalidade da salvação. 

“A salvação de Deus não é só geográfica. Ela é universal. Alcança a todos.”  

Refletindo sobre a profecia de Isaías, o Frei ressaltou que Deus reconhece e valoriza o “resto fiel”, aqueles que permanecem perseverantes apesar das dificuldades. 

“Deus faz florescer vida nova justamente a partir desse resto. Ele se compromete com os persistentes… A pessoa de fé é munida de uma alegria diferente. Ela percebe Deus nas situações da vida. É um dom extraordinário que transborda.” 

Momento de oração, entrega e ação concreta 

Inspirados pelo tempo de graça do Advento, os fiéis foram convidados a entregar suas intenções, pedidos e entregas ao Capital de Graças. 

Entre os participantes da novena, a missionária da Mãe Rainha Ana Cláudia de Paula partilhou sua alegria em viver intensamente esse tempo de preparação: 

“Para mim, é um privilégio estar aqui todos os dias durante essa novena. Que ela aconteça sempre! É uma alegria estar no Santuário, preparando o coração para o Natal.” 

Ao final, a celebração seguiu em procissão até o pinheiro de Natal, onde cada família colocou um enfeite com seu nome ou nomes de pessoas confiadas à oração. O gesto expressou unidade, fé e consagração à Rainha da Confiança Vitoriosa no Pai.

 

Que bom ter você aqui! Para receber conteúdos e novidades do Santuário, faça parte do nosso canal no WhatsApp. Clique aqui!

Compartilhar:

NOTÍCIAS