Notícias

Maria, mãe das vocações!!!

Maria, mãe das vocações!!!

Maria de Cassia Batista

 

 

Vocação: é um termo derivado do verbo latino vocare que significa “chamar”. Vocação é, assim, chamado, convite, apelo. É ato de chamar da parte de Deus; é um estado de relação entre Deus e o homem; é diálogo, porque há atenção para com o outro.

 

O mês vocacional na Igreja no Brasil, celebrado em agosto, é dedicado a todas as vocações e aos ministérios, tempo dedicado à oração, reflexão e ação nas comunidades com o foco nas vocações. Neste mês todas as vocações são lembradas, rezadas e celebradas: a vocação presbiteral, no primeiro domingo, com o “Dia do Padre”, a vocação ao matrimônio, no segundo domingo, com o “Dia dos Pais”, a vocação à vida religiosa, no terceiro domingo, “Dia dos religiosos e religiosas”, a vocação dos leigos e leigas, com o “Dia do Catequista”.

“O Papa Francisco em suas catequeses, está sempre com esse olhar direcionado e atento a Maria, interpretando e buscando a sua acolhida ao anúncio de Jesus em seu seio, mas, que primeiramente o recebeu, com Alegria em seu coração, como nos diz Santo Agostinho.

Com essa atitude de entrega, Ela nos concebeu a Missão do Messias em dizermos, juntos, o nosso Sim todos os dias, pra que o FIAT (fazer-se de Deus) aconteça nesse chamado e, que ao comungá-Lo em cada necessidade do irmão e de nossa irmã, do mesmo jeito que Maria de Nazaré fez em ir às pressas, ao encontro da Visitação de sua prima Isabel, (cf. Lc 1, 36-45), possamos ter o compromisso em levar o conforto, anunciar a Boa Nova, já gestando em todo nosso ser e, transfigurando ao mundo um novo renascer com a celebração da “plenitude dos tempos”, (cf. Gl 4,4). Em todos esses acontecimentos passados, temos que sempre relacionar com nossos dias atuais, em que tantos desencontros acontecem por falta em deixarmos de escutar a Voz de Deus, em meio a tantos “barulhos” que atrapalham e, contaminam nosso silêncio orante, que se faz necessário ao Dom da Vocação, sem medo de seguir em frente, como disse Gabriel à Maria: “Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus”.

Nossa principal vocação é o amor, neste mês especial das vocações somos convidados a refletir sobre nossa vocação. Seja ela qual for, é importante acreditarmos que “minha vocação principal é o amor”, como afirma o Pe. José Kentenich.

Se você é missionário da Imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt, ou recebe a Imagem em seu lar, tem uma missão especial: conduzir as famílias à Mãe de Deus, a uma entrega pessoal a ela, tornar conhecida a Aliança de Amor e o Santuário de Schoenstatt, fonte de um genuíno e grande Amor.

 

A Aliança de Amor de Schoenstatt – caminho de Esperança.

 

 

A entrega à Mãe de Deus, na Aliança de Amor, nos insere em seu coração maternal pleno de amor, pois é uma troca de corações! Maria é a mulher silenciosa, mas que soube amar. E nosso Fundador, o Pe. Kentenich nos diz que “quanto mais eu a amar, tanto mais seguramente serei conduzido ao coração do Salvador, ao coração do Pai Celeste”[2], fonte do verdadeiro Amor.

Quantos filhos de Schoenstatt testemunham esta realidade. Frequentaram a Escola do Santuário, viveram plenamente em Aliança de Amor com a Mãe de Deus e se tornaram grandes no Amor, mestres do Amor.

“Vamos agradecer e suplicar pelos ministros ordenados, rezar pela vocação familiar, matrimonial; agradecer a Deus e invocar para que tenhamos muitos homens e mulheres consagrados a Deus pelos conselhos evangélicos; e vamos mais uma vez agradecer, rezar e promover os serviços e ministérios na comunidade, em particular, à vocação do catequista”.

“Somos chamados a promover uma cultura vocacional onde todos a partir do Batismo possam acolher o chamado do Senhor e responder com generosidade; vocação é graça, vocação é missão”.

A Igreja nos convida a fazer deste mês uma sinfonia vocacional, com o lema “Pedi, pois, ao Senhor da Messe”.

 

Venha conhecer o Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, na Vila Mariana! Estamos localizados na Rua Dr. Diogo de Faria, 239, Vila Clementino.
          Participe das nossas missas aos sábados e domingos às 17h, e da Adoração ao Santíssimo toda quinta-feira das 10h às 15h.
                                                                                   Esperamos por você!

 

Referência:

[2] Kentenich, José. A mais bela das Mães, 17 de junho de 1962.

 

Que bom ter você aqui! Para receber conteúdos e novidades do Santuário, faça parte do nosso canal no WhatsApp. Clique aqui!

Compartilhar:

Tags:

NOTÍCIAS