Notícias

Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt vive encontro regional no Rio de Janeiro

 


Integrantes da Vila Mariana participaram de quatro dias de formação, espiritualidade e missão

Entre os dias 19 e 22 de junho, representantes da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (LAFS) do Regional Coração Tabor – que abrange os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Distrito Federal – participaram do Encontro Regional no Santuário Tabor Redenção da Família, localizado no Rio de Janeiro. Com o lema “Ser mulher hoje: graça e missão”, cerca de 30 liguistas viveram dias intensos de formação, espiritualidade e vivência comunitária. A LAFS da Vila Mariana marcou presença com várias participantes, acompanhadas pela assessora Ir. Sandra. Entre elas, estavam Larissa Rodrigues e Marisa Carneiro, que partilharam sobre a riqueza da vivência e a importância desse momento para o ramo.

A programação iniciou-se com a Santa Missa de Corpus Christi, na quinta-feira (19), marcando oficialmente a abertura do encontro. Ao longo dos dias seguintes, as participantes aprofundaram temas relacionados à vocação e missão da mulher schoenstattiana, com palestras conduzidas pelas Irmãs Adriane Maria Barbosa, M. Diná Batista de Souza e M. Isabel Machado.

A assessoria lembrou palavras do Pe. José Kentenich que seguem sendo luz para o ramo: “Devemos possuir uma extraordinária consciência da dignidade e da missão da mulher” (1949). O tema da afetividade também foi destaque, ressaltando a importância da integração entre razão e emoção na vida feminina e apostólica.

Segundo Marisa Carneiro, da LAFS da Vila Mariana, “as palestras foram focadas no amor. Falar de Dilexit nos, do Dilexit me, das palavras do Papa Leão XIII sobre o coração, é falar do amor e da mulher enquanto esse ser sensível, que ama sem limites. Isso tudo vem dentro da nossa espiritualidade e nossa missão para os tempos de hoje como ramo”.

Além das formações, o encontro contou com momentos marcantes de espiritualidade, como a Missa no Santuário do Cristo Redentor e o terço rezado ao amanhecer, à beira-mar, na praia de Brumari. Também houve tempo para a convivência e alegria, como a tradicional Festa Junina, celebrada no sábado à noite, com comidas típicas, dança e muita animação.

Para Larissa Rodrigues, da LAFS Vila Mariana, participar do encontro foi uma experiência profunda de pertença:

“O encontro regional da Liga Apostólica Feminina foi um momento de se reconhecer e reencontrar como mulher schoenstattiana, de contemplar a bondade de Deus ao nos atrair a Schoenstatt, onde podemos encontrar tantos meios e formas de nos autoeducar para sermos sempre e cada vez mais tabernáculos vivos. Estar em encontros é sempre como estar em casa, onde somos acolhidas, amadas e partilhamos momentos fraternos como família, independente da fase ou momento de vida em que cada uma vive.”

A acolhida calorosa da Família de Schoenstatt do Rio de Janeiro e Niterói emocionou as participantes. Desde os detalhes na hospedagem até os kits de boas-vindas e refeições, tudo foi preparado com carinho, refletindo o espírito de comunhão que move o Movimento.

O último dia foi dedicado a avaliações, partilhas e projeções para os próximos passos do ramo. Com o encerramento das atividades, cada participante retornou para sua cidade com o coração renovado e com o compromisso de seguir sendo sinal da presença de Deus no mundo, com Maria, como mulheres enraizadas na espiritualidade de Schoenstatt.

“O encontro acaba, mas a missão continua”, expressou Adriana Cássia, de Bueno Brandão/MG, ao final do evento. Que Maria siga intercedendo por cada mulher da LAFS, conduzindo-as ao encontro com seus ideais e tarefas confiadas por Deus.

Referências:
Texto original de Jaqueline Montoya
Movimento Apostólico de Schoenstatt

 

Que bom ter você aqui! Para receber conteúdos e novidades do Santuário, faça parte do nosso canal no WhatsApp. Clique aqui!

Compartilhar:

NOTÍCIAS