Notícias

Irmãs de Maria de Schoenstatt: Uma Vocação de Amor e Missão

 

 Ir. M. Sandra Maieski

 

01 de outubro de 1926. Modesto, silencioso, como são comumente as iniciativas divinas, surge o Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Mulheres audaciosas, corajosas, decidem dedicar todas as suas forças, capacidades e tempo, exclusivamente à recém-fundada Obra de Schoenstatt.

 

Ser Irmã de Maria – um privilégio

Como Irmãs de Maria de Schoenstatt, somos chamadas a ser uma comunidade laical, formada pelo espírito de Schoenstatt a serviço da Igreja.

Nosso nome expressa nossa missão! Como Irmãs de Maria, aspiramos a partilhar da nobreza da querida Mãe de Deus e cultivar seu estilo de vida, seu modo de ser e de agir marianos.

No Congresso de Natal de 1926, nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, assim se expressou: “Alegramo-nos que podemos nos chamar Irmãs da querida Mãe de Deus!” Sim, todas nós trazemos o nome Maria junto ao nosso nome pessoal. Somos consagradas a Mãe de Deus e à sua missão. Um privilégio que traz inerente uma tarefa: ser presença de Maria no mundo!

 

Ser Irmã de Maria – uma missão

A séria aspiração aos Conselhos Evangélicos, como ideal de perfeição cristã, constitui nossa meta ascética. Possuímos um cunho laical que se manifesta em nosso modo de ser e corresponde à nossa missão: como instrumentos nas mãos da Mãe de Deus, queremos empenhar todas as nossas forças para a renovação religiosa e moral do mundo, em unidade com todos os membros da Obra de Schoenstatt.

Que inclui essa missão:

“A transformação em Cristo deve ser entendida, no sentido ontológico e no sentido ético, isto é, conforme o ser e a vida. O ‘mariano’ indica o caminho a este fim. Schoenstatt quer contribuir para imprimir no mundo os traços da face de Cristo, por intercessão da Mãe de Deus (meio), segundo o seu modo de agir (método orgânico) e pela dedicação orgânica à sua pessoa (objetivo orgânico parcial).”

 

Ser Irmã de Maria – possuir uma mãe, um pai e um lar próprios

Como Irmãs de Maria, nos vinculamos livremente aos três pontos de contato da Obra de Schoenstatt: a Mãe de Deus, nosso Pai e Fundador e o Santuário. Três pontos que nos oferecem os elementos constitutivos de uma família: pai, mãe e casa. Sim, como Irmãs de Maria formamos uma Família e assim gostamos de nos chamar: Família das Irmãs de Maria de Schoenstatt na qual, como em toda família, também estão presentes os irmãos. Como nossa Família é linda! Formada por tantas pessoas nobres, de lugares e culturas tão distintas, mas unidas pela força fundamental da Aliança de Amor, pela qual recebemos uma Mãe – a querida Mãe de Deus, um pai – nosso Pai e Fundador e um lar – o Santuário – próprios. Quão felizes somos por encontrar nesta terra um lugar onde podemos nos desenvolver e atuar como Irmãs da querida Mãe de Deus, propagando, por nosso ser e agir, a mensagem de Schoenstatt!

 

¹ Sob a proteção de Maria. 1939.

Que bom ter você aqui! Para receber conteúdos e novidades do Santuário, faça parte do nosso canal no WhatsApp. Clique aqui!

Compartilhar:

NOTÍCIAS