Diógenes Nicolau Lawand e Paulina Perpetua Ana Neves Esteves Lawand

No dia 10 de novembro de 2024, foram instituídos 14 Santuários-Lares, cuja preparação ocorreu em vários encontros durante o ano, para Missionários da Imagem Peregrina que já tinham selado sua Aliança de Amor.
A preparação ocorreu via on-line, situação apresentada no período da pandemia do coronavírus. Foram sete encontros virtuais, e a Instituição dos Santuários-Lares aconteceu presencialmente em uma Missa no Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, localizada no bairro Vila Mariana, em São Paulo.
As reuniões online permitiram o encontro de pessoas de diversas localidades da Grande São Paulo, algo que seria difícil em encontros presenciais devido às grandes distâncias. Esse trabalho voluntário foi uma experiência maravilhosa, proporcionando a interação com diferentes realidades e famílias que desejavam transformar seus lares em lugares de graças especiais: lugares de acolhida, de transformação e de apostolado , sustentados pela força da Aliança de Amor com a Mãe de Deus no espírito do lema: “Nada sem Ti, nada sem nós.”
Marina Saccardo compartilhou que teve dificuldades para acessar a internet durante as reuniões online de preparação, mas contou com o apoio de Paulina Lawand, responsável pela formação, que, com paciência, a orientou e esclareceu suas dúvidas ao longo do processo. Marina expressou: “Sou muito grata a ela.”
Um momento marcante foi quando cada família descobriu o ideal do seu Santuário-Lar (nome que reflete sua missão espiritual). Veranice Barbosa Coutinho e Marcos Barbosa Coutinho viveram uma situação especial na conquista e descoberta do ideal do Santuário-Lar: cada qual concebeu um nome (portanto um ideal). No diálogo e na troca de ideias, eles perceberam que poderiam complementar-se sem abrir a mão de suas visões. Veranice destacou::
“unimos os dois nomes e formamos um só: Santuário-Lar Mãe da Divina Providência e do Olhar Misericordioso, pois achei de fundamental importância a participação do meu Esposo e de toda a Família.”.
O dia da instituição de cada Santuário-Lar é sempre cheio de alegria e emoção. Cada família traz o quadro da Mãe e Rainha, a cruz com o Crucificado e a foto do Fundador do Movimento de Schoenstatt, Pe. José Kentenich. Amigos e familiares são convidados a participar deste momento tão especial. Sob um dia ensolarado, com a presença do Padre Reni Nogueira dos Santos, as famílias foram impulsionadas a serem Santuários Vivos em seus lares, entregando a Deus seus pedidos, sacrifícios, alegrias e conquistas diárias.