
No próximo dia 28 de julho, será realizado o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, instituído pelo Papa Francisco em 2021. Este ano, o tema é “Na velhice não me abandones” (Salmo 71,9). Em comemoração a esta data especial, a Igreja concede uma indulgência plenária.
Essa indulgência, oferece aos fiéis a remissão completa das penas temporais dos pecados, desde que cumpram as condições condicionais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas preocupações do Papa. Este benefício é concedido aos avós, idosos e a todos os que participarem das celebrações do dia 28, seja pessoalmente ou por meio de transmissão online. Além disso, a indulgência pode ser aplicada como sufrágio pelas almas do purgatório. Os fiéis que dedicam tempo para visitar idosos necessitados, como doentes ou pessoas solitárias, ou aqueles que, devido a limitações graves, se unem espiritualmente às funções sagradas, também podem obter esta graça.
A Penitenciaria Apostólica destaca que os idosos doentes e os seus cuidadores, bem como os impossibilitados de sair de casa, podem unir-se espiritualmente às celebrações, oferecendo as suas orações, dores e sofrimentos. A concessão da indulgência está condicionada ao desapego de qualquer pecado e à intenção de cumprir as condições condicionais assim que possível.
Para apoiar a recepção desta indulgência, a Penitenciaria Apostólica pede aos sacerdotes que se mostrem disponíveis para a celebração da Penitência, ajudando a fidelidade a atender aos requisitos necessários.
Fonte: Vatican News