Notícias

Fieis se preparam para instituir o Santuário-Lar: um espaço de graças no coração do lar 

No último final de semana, um grupo de fiéis participou da formação para a instituição do Santuário-Lar, conduzida por Maria do Carmo, no Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai,na Vila Mariana, em São Paulo. A formação faz parte de um importante passo na vivência da espiritualidade de Schoenstatt, levando o carisma do Santuário Original para dentro das casas, por meio da instalação de um pequeno santuário doméstico, onde a Mãe de Deus passa a habitar de forma especial. 

Durante a formação, os participantes refletiram sobre as graças, promessas e exigências que acompanham o Santuário-Lar. Assim como no Santuário Original, a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt deseja estabelecer-se nos lares com graça de acolhimento, graça de transformação interior e graça do envio apostólico. Em contrapartida, convida os fiéis a uma vida de entrega, fidelidade e constante contribuição ao Capital de Graças com tudo aquilo que envolve a rotina familiar: alegrias, dores, esforços e lutas diárias. 

A experiência tocou profundamente os participantes, como relata Aleine da Silva Oliveira Farias: 

“Está sendo muito gratificante fazer a preparação do Santuário-Lar. Desde quando eu comecei a fazer a Aliança de Amor, já brotou no meu coração essa vontade. O propósito é levar as famílias a visitarem o Santuário na minha casa. Não apenas sair para evangelizar, mas permitir que as pessoas venham até a Mãezinha, recebam seu carinho, seu amor, e possam conhecer um pouco do que estou vivendo. Ela está me conduzindo e isso tem me feito muito bem.” 

Inspirada pelo ideal do Fundador de Schoenstatt, Padre José Kentenich, a proposta do Santuário-Lar é transformar cada casa em um espaço sagrado, onde a imagem da Mãe de Deus tem um lugar de honra e se torna sinal de unidade e bênção para todos os que ali vivem ou visitam: 

“Levem a imagem da Mãe de Deus e deem-lhe um lugar de honra em seus lares. Assim eles se transformarão em pequenos santuários nos quais a imagem de graças se mostrará atuante e formará santas famílias…”  –  Pe. José Kentenich, Carta de Santa Maria, 15/04/1948. 

Ao final da formação, os participantes seguem em preparação espiritual para a instituição oficial de seus Santuários-Lares, momento marcado por oração, compromisso e envio. É um passo significativo na vivência da Aliança de Amor, que concretiza, dentro do lar, a presença viva da Mãe de Deus e o chamado à santidade da vida cotidiana. 

Que bom ter você aqui! Para receber conteúdos e novidades do Santuário, faça parte do nosso canal no WhatsApp. Clique aqui!

Compartilhar:

NOTÍCIAS