No dia 02 de fevereiro, a Igreja celebra o Dia Mundial da Vida Consagrada, uma data instituída por São João Paulo II em 1997 para valorizar e reconhecer a missão dos consagrados e consagradas na vida da Igreja e no mundo. A celebração coincide com a Festa da Apresentação do Senhor, lembrando a oferta de Cristo ao Pai, reflexo da entrega total daqueles que vivem a consagração religiosa.
A vida consagrada é um dom precioso para a Igreja, expressa de diversas formas, como na vida religiosa, nas comunidades de vida apostólica, nos institutos seculares e em outras expressões do carisma e da entrega a Deus. Movidos pelo amor a Cristo, homens e mulheres consagrados se dedicam à oração, ao serviço e à evangelização, tornando-se sinais vivos do Reino de Deus entre nós.
O significado da data
A Festa da Apresentação do Senhor nos convida a contemplar a luz de Cristo que ilumina o mundo. Nesse contexto, os consagrados são chamados a ser essa luz, através do testemunho de sua vida. Neste dia especial, a Igreja convida todos os fiéis a rezarem pelos religiosos e religiosas, pedindo que Deus continue a abençoar suas vocações e que surjam novas respostas generosas ao chamado divino. Também é um momento oportuno para refletir sobre a importância da consagração e o papel dos consagrados no serviço à comunidade, na educação, na missão e no cuidado dos mais necessitados.
Da Infância à Consagração: A História da Irmã Anadir
No dia 02 de fevereiro, além de celebrar o Dia Mundial da Vida Consagrada, Irmã Anadir, da comunidade das Irmãs de Maria, comemora seus 85 anos. Sua história de vocação religiosa começou na infância, em uma família profundamente religiosa. Desde pequena, Irmã Anadir sentiu o chamado para a vida consagrada, influenciada pelos exemplos de fé e devoção de seus pais. “Eu me lembro de que, quando tinha cerca de seis anos, meu pai lia para nós sobre a guerra na China e a perseguição religiosa. Ele mostrou uma foto de uma freira segurando uma criança, com um lobo puxando seu rabo. Naquele momento, eu pensei: ‘Quando eu crescer, quero ser freira para salvar as crianças’.”
Aos 10 anos, com o apoio de seu pai, foi a Santa Maria, onde, em 1952, conheceu as Irmãs de Maria e iniciou sua preparação para a vida religiosa. Em 1958, entrou no noviciado e iniciou sua jornada religiosa, que já somam 67 anos de dedicação. “Estou plenamente realizada, feliz. Foi uma vida cheia de expectativas, descobertas e muita alegria.”
Além de sua vocação religiosa, ela se dedicou à educação, formando-se em letras franco-portuguesas e inglês, e lecionou por mais de 20 anos, inclusive em escolas estaduais. “Pude ajudar muitas pessoas a conquistarem seu lugar na sociedade. Para mim, ser professora foi uma forma de estar em contato com Deus e com as pessoas, ajudando-as no seu desenvolvimento intelectual e espiritual.”
Hoje, Irmã Anadir celebra não só sua vocação, mas também o impacto positivo que teve em seus alunos, que até hoje a lembram com carinho e gratidão. “Eles sempre dizem: ‘Dona, a senhora fez a diferença.’ E às vezes, quando vejo meus ex-alunos trazendo seus filhos e até netos, eu brinco dizendo que já sou bisa. Como professora, tenho o coração de mãe para meus alunos e sempre rezo por eles e suas famílias.”
A celebração dos 85 anos de Irmã Anadir será um momento de ação de graças no Santuário de Atibaia, um marco em sua vida de consagração e missão, que inspira a todos a continuarem sendo luz no mundo.
No Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, recordamos com gratidão todos aqueles que se dedicam à vida consagrada e que, inspirados pelo carisma de Schoenstatt, se doam inteiramente à missão da Igreja. Que a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt interceda por cada consagrado e consagrada, fortalecendo-os em sua caminhada de fé e serviço.