Neste 12 de agosto, celebramos o Dia Internacional da Juventude, data que nos convida a olhar para as novas gerações como sinal de esperança, força renovadora e protagonistas de um mundo mais justo e fraterno. Para a Igreja, e de modo especial para o Movimento Apostólico de Schoenstatt, a juventude não é apenas o futuro, mas também o presente vivo e atuante na missão evangelizadora.
Schoenstatt nasceu jovem
A história de Schoenstatt revela seu profundo vínculo com os jovens. No início de sua missão, o Pe. José Kentenich assumiu a direção espiritual de um grupo de seminaristas em um tempo marcado por crises e incertezas. Com sua pedagogia mariana, ele os educou para serem personalidades firmes, livres e sacerdotais, formando uma geração capaz de irradiar fé e valores para a Igreja e a sociedade.
Essa missão com a juventude permanece viva até hoje nas ligas juvenis, que formam e acompanham adolescentes e jovens na vivência de uma espiritualidade mariana encarnada no dia a dia. É uma caminhada que une formação, oração, missão e amizade, ajudando-os a enfrentar os desafios de um tempo marcado por mudanças rápidas e profundas.

Juventude: protagonistas de um mundo novo
A Igreja confia nos jovens como construtores de paz e testemunhas da esperança. O Papa Leão XIV, lembra que eles são chamados a “ser sinais de esperança” e “força que pode levar a graça de Deus, uma mensagem de esperança e uma luz para o mundo”.
Essa esperança se tornou visível recentemente, em Roma, durante o Jubileu dos Jovens, que reuniu mais de 120 mil peregrinos de 146 países. Entre eles, muitos brasileiros que levaram sua fé pelas ruas, cantando e anunciando Cristo Ressuscitado. “O Senhor me mostra em cada detalhe uma palavra de conversão, me convidando a mudar e voltar para casa como um novo jovem cristão”, testemunhou o jovem Paulo Augusto de Aguiar Antunes, de Mogi Guaçu (SP).
O Papa, ao encontrar-se com os jovens, fez um apelo comovente: “Rezemos pela paz e sejamos testemunhas da paz de Jesus Cristo, da reconciliação, essa luz do mundo que todos estamos buscando”.

Uma missão que nasce no coração de Maria
No Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, em Vila Mariana, recordamos que cada jovem é chamado a deixar-se educar por Maria, a Mãe Três Vezes Admirável, para seguir os desígnios de seu Filho com coragem e fidelidade. Confiar na Mãe é caminhar por uma estrada segura, especialmente em uma fase da vida repleta de decisões importantes.
O Dia Internacional da Juventude é, portanto, mais do que uma data comemorativa: é um convite a renovar nosso compromisso de apoiar, formar e caminhar junto com nossos jovens, para que eles sejam fermento de transformação e testemunhas vivas de Cristo no mundo.
Que a Mãe e Rainha de Schoenstatt interceda para que cada jovem mantenha acesa a chama da esperança e viva sua missão com alegria, ousadia e amor.

Referências:
vaticannews.va
maeperegrina.org.br