Notícias

Dia Internacional da Juventude: Sinais de esperança 

Neste 12 de agosto, celebramos o Dia Internacional da Juventude, data que nos convida a olhar para as novas gerações como sinal de esperança, força renovadora e protagonistas de um mundo mais justo e fraterno. Para a Igreja, e de modo especial para o Movimento Apostólico de Schoenstatt, a juventude não é apenas o futuro, mas também o presente vivo e atuante na missão evangelizadora. 

Schoenstatt nasceu jovem 

A história de Schoenstatt revela seu profundo vínculo com os jovens. No início de sua missão, o Pe. José Kentenich assumiu a direção espiritual de um grupo de seminaristas em um tempo marcado por crises e incertezas. Com sua pedagogia mariana, ele os educou para serem personalidades firmes, livres e sacerdotais, formando uma geração capaz de irradiar fé e valores para a Igreja e a sociedade. 

Essa missão com a juventude permanece viva até hoje nas ligas juvenis, que formam e acompanham adolescentes e jovens na vivência de uma espiritualidade mariana encarnada no dia a dia. É uma caminhada que une formação, oração, missão e amizade, ajudando-os a enfrentar os desafios de um tempo marcado por mudanças rápidas e profundas.

 

Foto: Arquivo do Secretariado de Atibaia/ gincana Infanto 2019

Juventude: protagonistas de um mundo novo 

A Igreja confia nos jovens como construtores de paz e testemunhas da esperança. O Papa Leão XIV, lembra que eles são chamados a “ser sinais de esperança” e “força que pode levar a graça de Deus, uma mensagem de esperança e uma luz para o mundo”. 

Essa esperança se tornou visível recentemente, em Roma, durante o Jubileu dos Jovens, que reuniu mais de 120 mil peregrinos de 146 países. Entre eles, muitos brasileiros que levaram sua fé pelas ruas, cantando e anunciando Cristo Ressuscitado. “O Senhor me mostra em cada detalhe uma palavra de conversão, me convidando a mudar e voltar para casa como um novo jovem cristão”, testemunhou o jovem Paulo Augusto de Aguiar Antunes, de Mogi Guaçu (SP). 

O Papa, ao encontrar-se com os jovens, fez um apelo comovente: “Rezemos pela paz e sejamos testemunhas da paz de Jesus Cristo, da reconciliação, essa luz do mundo que todos estamos buscando”.

Foto: VaticanNews | Jovens brasileiros presentes no Jubileu em Roma

 

 

Uma missão que nasce no coração de Maria 

No Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, em Vila Mariana, recordamos que cada jovem é chamado a deixar-se educar por Maria, a Mãe Três Vezes Admirável, para seguir os desígnios de seu Filho com coragem e fidelidade. Confiar na Mãe é caminhar por uma estrada segura, especialmente em uma fase da vida repleta de decisões importantes. 

O Dia Internacional da Juventude é, portanto, mais do que uma data comemorativa: é um convite a renovar nosso compromisso de apoiar, formar e caminhar junto com nossos jovens, para que eles sejam fermento de transformação e testemunhas vivas de Cristo no mundo.

Que a Mãe e Rainha de Schoenstatt interceda para que cada jovem mantenha acesa a chama da esperança e viva sua missão com alegria, ousadia e amor.

Encontro da Juventude no Santuário da Vila Mariana

 

Referências:

vaticannews.va
maeperegrina.org.br

Que bom ter você aqui! Para receber conteúdos e novidades do Santuário, faça parte do nosso canal no WhatsApp. Clique aqui!

Compartilhar:

NOTÍCIAS