
Fieis renovam a Aliança de Amor no Santuário da Vila Mariana
Hoje, dia 18 de julho, o Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, na Vila Mariana, em São Paulo, viveu, mais uma vez, a beleza da renovação da Aliança de Amor com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. A data, tão especial para os fiéis que frequentam o Santuário, foi marcada por Missa solene e pela tradicional queima do Capital de Graças, expressando o amor, a entrega e a confiança de seus filhos.
Celebrar o Dia da Aliança é renovar o compromisso de viver com Maria, de confiar na sua condução materna e de unir os próprios sacrifícios à missão dela. É uma resposta concreta ao chamado de Deus, que deseja fazer conosco uma nova aliança, tal como no Antigo Testamento, agora realizada plenamente em Cristo e selada com a ajuda da Santíssima Virgem.
Foi com esse espírito que o seminarista Ícaro Gabriel de Almeida Santos, da Congregação da Sagrada Família de Bérgamo e residente em Curitiba, celebrou suas férias participando da Santa Missa na Vila Mariana:
“Hoje foi um dia maravilhoso, porque vivenciar a celebração da Aliança é dar pleno cumprimento àquilo que Deus nos convida a exercer a partir da Santíssima Virgem Maria. Se no Velho Testamento Deus vinha tentando fazer aliança com seu povo, em Cristo essa aliança se realiza plenamente e para chegar a Cristo, é preciso passar por Maria. A sensação é de esplendor, de glória. Como dizia Dom Geraldo de Proença Sigaud, pela Mãe, tudo nos é concedido.”

A Missa foi presidida pelo Frei Alcimar Fiorese, da Ordem dos Agostinianos Recoletos, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Ele expressou sua gratidão pela oportunidade:
“É uma alegria estar aqui, celebrar essa Missa, essa renovação da Aliança de Amor. É algo que toca o nosso coração, a nossa vida e de todas as pessoas que estão aqui comprometidas com essa comunidade. Fiquei muito feliz e espero voltar outras vezes. Que nossa Mãe e Rainha, Três Vezes Admirável de Schoenstatt, acompanhe a cada um de nós em nossa missão.”
Ao final da celebração, foi realizada a queima do Capital de Graças, um dos momentos mais marcantes da espiritualidade de Schoenstatt. Nessa entrega simbólica, são apresentados os sacrifícios, orações, alegrias e dores dos fiéis ao coração da Mãe de Deus, como um presente de amor e fidelidade à Aliança selada com Ela.
Esse gesto tocou profundamente o coração de Manoel Ferreira Neto, professor aposentado e voluntário no Amparo Maternal e na Cáritas Arquidiocesana:
“Tive a graça de saber por minha esposa que teríamos Missa aqui hoje. Deixei o trabalho em outro local porque gosto demais desse Santuário. Foi uma celebração linda, fiquei emocionado. E ainda tive o prazer de colocar fogo na pira. Que felicidade! Que continuemos sempre juntos, fazendo com que Deus esteja sempre em nosso coração e que a gente possa distribuir esse amor a todos ao nosso redor.”
No silêncio do Santuário, envoltos pela presença materna de Maria, muitos corações renovaram sua fé, sua esperança e sua entrega. Em tempos em que o mundo tanto precisa de luz, a Aliança de Amor nos convida a sermos sinal de esperança, de comunhão e de missão.

Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, rogai por nós.