No coração da espiritualidade de Schoenstatt, o dia 18 de cada mês é sempre um convite à renovação da fé, da entrega e do compromisso com a Mãe de Deus. Foi nesse dia, em 1914, que o Pe. José Kentenich e um pequeno grupo de jovens selaram, no Santuário Original, a primeira Aliança de Amor com Maria, dando início ao Movimento Apostólico de Schoenstatt. Desde então, a cada mês, milhares de corações em todo o mundo recordam e renovam esse compromisso.
No Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, na Vila Mariana, em São Paulo, hoje, o dia 18 de junho foi ainda mais especial. Além da Renovação da Aliança de Amor, foi vivenciado também o Dia da Confiança, expressão do carisma próprio deste Santuário, que convida todos a uma entrega filial e plena à Divina Providência.
Antes da Santa Missa, celebrada ao meio-dia, os fiéis se reuniram para rezar o Terço da Confiança, meditação que prepara o coração para confiar mais profundamente em Deus e em sua ação amorosa. Por meio de um formulário online, o Santuário está contabilizando as orações do “Confio” rezadas pelos devotos, fortalecendo assim uma grande corrente espiritual de gratidão e esperança.
A missa foi presidida pelo Pe. Agnaldo Costa Junior, que destacou em sua homilia a importância de caminhar com Maria.
“Caminhar com Maria é sempre o caminho mais rápido, mais prazeroso e mais alegre para chegar a Jesus.”
O sacerdote também refletiu sobre a Aliança de Amor como um aprofundamento da aliança batismal, que nos une ao coração de Cristo. Ao lembrar que neste mês celebramos o Sagrado Coração de Jesus, destacou a proximidade da festa do dia 27 de junho, data que marca o encerramento do jubileu de 350 anos da revelação recebida por Santa Margarida Maria Alacoque.
“Somos chamados a reconhecer esse amor imenso que brota do Coração de Cristo e pelo qual devemos ser profundamente gratos”, disse o padre.
A celebração também contou com o testemunho de fiéis, como Maria Inês Arantes, da Diocese de Santo André, que serviu como guarda do Santuário. Em suas palavras, ecoa a alegria de tantos que experimentaram a graça desse dia:
“Hoje é um dia de muita alegria para mim. Estou aqui no Santuário como guarda, servindo na celebração da Aliança de Amor. É maravilhoso ver as pessoas chegando com tanta fé e confiança. E sendo também o Dia da Confiança, aproveitei para rezar as orações com ainda mais devoção. Estou muito feliz por poder viver isso aqui, neste lugar de graças.”
A cada 18, o Santuário da Vila Mariana se torna o ponto de encontro entre o céu e a terra, onde corações se unem à Mãe de Deus para renovar promessas, expressar confiança e reforçar a missão. Que essa entrega continue frutificando em vida nova, fé firme e compromisso missionário.
Nada sem vós, Mãe de Deus. Nada sem nós.