Notícias

A Vocação do Catequista: um chamado a ensinar e testemunhar a fé 

O mês de agosto é, na Igreja, o Mês das Vocações. A cada domingo somos convidados a refletir e rezar por diferentes vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga. Neste último domingo do mês, a Igreja recorda com carinho e gratidão a vocação do catequista, aqueles que, com amor e dedicação, ajudam a transmitir a fé às novas gerações. 

O catequista é chamado a ser testemunha e mestre, conduzindo crianças, jovens e adultos a um encontro vivo com Jesus Cristo. É uma missão que exige coração aberto, perseverança e a certeza de que o Espírito Santo conduz cada passo desse serviço à Igreja. 

No Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, rezamos hoje por todos os catequistas, agradecendo a cada um que assume essa bela missão de ensinar o caminho da fé.

Um coração que ensina e aprende

Entre tantos exemplos, a catequista Therezinha Carneiro compartilhou um pouco da sua história e experiência nesta vocação: 

“Comecei a dar catequese ainda solteira, na paróquia Divino Espírito Santo, na Bela Vista. Depois de casada, em 2002, recebi o convite do frei da Paróquia Nossa Senhora da Saúde para assumir novamente essa missão. Desde então, preparo crianças para a Primeira Comunhão. Ao longo desses anos, foram tantas turmas, tantas crianças que hoje já são adultos e até pais de família. É uma alegria imensa reencontrá-los na igreja e saber que a semente da fé gerou fruto. 

Ser catequista é ensinar as coisas de Deus e levar as crianças a conhecerem cada vez mais a Jesus. É uma missão que exige entrega, mas que é profundamente gratificante. Maria foi a primeira catequista: ensinou Jesus e acompanhou os apóstolos. Ela é nosso exemplo. 

Hoje, como coordenadora, também ajudo a organizar atividades, festas e momentos comunitários. É muito bom ver a união das catequistas e a participação das crianças na vida da Igreja. Cada encontro é uma oportunidade de ver a fé crescendo no coração delas. Isso não tem preço. Ser catequista é, sem dúvida, uma missão que abracei com amor e gratidão.”

1° Comunhão da turma da catequista Therezinha Carneiro, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

 


Na mesma alegria e entrega, a catequista Fátima Conceição Batista, que iniciou sua missão em 2001 na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, também partilha: “Ser chamada para a catequese foi realizar um projeto de Deus em minha vida. Aprendi que a Palavra é a fonte que nos fortalece e que a família é a primeira catequista das crianças. A melhor catequese é o exemplo: viver e transmitir o amor de Cristo com alegria e dedicação. Onde Deus nos planta, é ali que Ele deseja que demos frutos.”


Rezemos pelas vocações 

Que este domingo seja também um convite para rezarmos por todos os catequistas, para que continuem firmes em sua vocação e encontrem sempre alegria em anunciar Cristo. Que Maria, a primeira catequista, acompanhe cada passo e fortaleça essa missão tão essencial para a vida da Igreja. 

Que bom ter você aqui! Para receber conteúdos e novidades do Santuário, faça parte do nosso canal no WhatsApp. Clique aqui!

Compartilhar:

NOTÍCIAS