Notícias

Fidelidade que gera missão: o caminho da Assistência Dinâmica

Assistência Dinâmica da Província Schoenstatt-Tabor (Atibaia/SP) e Tabor (Santa Maria/RS)

Larissa Rodrigues – As Irmãs de Maria, que atuam como assessoras no Movimento Apostólico de Schoenstatt, no Brasil, realizam seu encontro anual para planejamento, formação, oração e organização das atividades apostólicas de 2026. Em Atibaia/SP, o encontro aconteceu de 30 de dezembro a 13 de janeiro, enquanto em Santa Maria/RS, as Irmãs estiveram reunidas de 30 de dezembro a 14 de janeiro. O objetivo desse encontro simultâneo é reafirmar a missão de ser a “alma” da Obra, colaborando para fortalecer a espiritualidade mariana em todo o Brasil.

A Assistência Dinâmica reúne as Irmãs de Maria liberadas para atuar em tempo integral no Movimento Apostólico de Schoenstatt. Elas trabalham como assessoras de ramos, especialmente junto aos grupos de jovens, mulheres, famílias e na Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. De acordo com as assessoras, o propósito do trabalho é “conhecer, amar e anunciar com fidelidade o carisma original do Pai e Fundador, servindo como fonte de inspiração para a Família de Schoenstatt”.

Centenário e protagonismo feminino

A celebração dos 100 anos de fundação do Instituto, a ser celebrada em outubro de 2026, representa um marco de gratidão e renovação espiritual para a comunidade. Pe. José Kentenich fundou a comunidade feminina de Schoenstatt conduzindo-as à autonomia e independência, no qual as mulheres assumem a frente das decisões e da liderança. Em 1º de outubro de 1926, as primeiras 18 jovens deixaram suas profissões, passaram a viver em comunidade e se consagraram inteiramente a esta missão.

Ao completar um século dessa entrega, as Irmãs que atuam na Assistência Dinâmica reafirmam o compromisso de todo o Instituto, de levar a presença de Maria a todos os âmbitos da sociedade. Elas explicam que celebrar o centenário no contexto do trabalho junto ao Movimento reforça essa identidade: “O jubileu é um impulso para dedicar todas as forças, para que Cristo chegue a cada realidade humana pela Aliança de Amor”.

Diálogo com a vida e sinais dos tempos

O planejamento das atividades para o novo ano é iluminado pelo lema nacional: “Em diálogo com a vida, herói hoje”. Com a mão no pulso do tempo e o ouvido no coração de Deus, as assessoras analisam questões que inquietam a sociedade atual, como o cenário das próximas eleições e o impacto da inteligência artificial no cotidiano. O intuito, afirmam elas, é “responder às diversas questões à luz do Evangelho, do carisma do Pe. Kentenich e da Doutrina Social da Igreja”.

As reflexões indicam que o progresso técnico deve ser acompanhado por um profundo crescimento da alma. Elas alertam que, sem esse equilíbrio e sem o investimento na auto-educação, há o risco de a pessoa cair num vazio espiritual. “Buscamos encontrar caminhos para ajudar as famílias e a juventude a viver de forma cristã e coerente, desenvolvendo seu ser humano em todas as dimensões”, destacam as assessoras sobre o foco do trabalho para este ano.

Presença e unidade nacional

A Assistência Dinâmica no Brasil se organiza em duas frentes, que caminham em total unidade de missão, somando atualmente 46 irmãs. Na Província Tabor, com sede em Santa Maria/RS, 23 irmãs atendem aos regionais Tabor (Sul) e Sol do Tabor (Nordeste). Simultaneamente, a Província Schoenstatt-Tabor, sediada em Atibaia/SP, conta com outras 23 irmãs que atuam nos regionais Coração Tabor (Sudeste) e Missionis (Paraná e Sudoeste de São Paulo), além de prestarem assessoria às comunidades da União de Famílias e de Mães.

Ao encerrar este período de oração e planejamento, a consciência de missão se renova: que todo o país se torne, sempre mais, um Tabor de Cristo e Maria. Como definem as Irmãs ao concluírem os trabalhos: “todo o empenho realizado é uma colaboração para que o Brasil seja um reflexo da presença de Deus”.

 

Fonte: Movimento Apostólico  de Schoenstatt

Que bom ter você aqui! Para receber conteúdos e novidades do Santuário, faça parte do nosso canal no WhatsApp. Clique aqui!

Compartilhar:

NOTÍCIAS

Maria Rita Vianna   “Caíram as algemas” – assim inicia a estrofe 612 do livro Rumo ao Céu; é o