No último domingo, 28 de setembro, após a missa das 17h, o Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, na Vila Mariana, em São Paulo, viveu um momento especial: a consagração das mães gestantes à Mãe de Deus. A celebração foi presidida pelo Frei Ronivalder Branco, que, em sua homilia, refletiu sobre a identidade cristã e o desafio de viver a fé em uma sociedade marcada pelo consumismo e pela desigualdade.
Segundo ele, “o que nos guia em nossa vocação é a nossa identidade como cristãos, a nossa relação com o Mestre de Nazaré, que nos ensina um caminho de justiça, de paz, de amor e de reconciliação. Isso não pode ser negociado nem deixado em segundo plano, mas deve iluminar todas as nossas ações”.
Frei Ronivalder destacou ainda a necessidade de superar ideologias que reforçam desigualdades, como a meritocracia, e recordou a parábola do rico e de Lázaro, convidando os fiéis a uma mudança de mentalidade: “felicidade é ser, e não apenas ter”.
A entrega das mães e seus filhos
Após a missa, aconteceu a consagração das gestantes, momento marcado pela fé, emoção e confiança no cuidado materno de Nossa Senhora.
Juliana de Freitas Silva Marques, mãe do pequeno Vinícius e agora à espera de Antônio, relatou sua emoção:
“Foi muito especial consagrar o meu filho ainda no ventre. Toda mãe deseja que o filho seja abençoado, que venha ao mundo com saúde e paz. Eu me emocionei tanto que não consegui rezar toda a oração, só acompanhava e ouvia. Tenho certeza de que Nossa Senhora estava conosco e que meu filho já está em suas mãos”.
Vivian Maria Costa Violi, que espera Rafael, seu segundo filho, também testemunhou:
“Foi uma bênção. Estou muito emocionada, é uma confirmação de que Nossa Senhora acompanha, de que vai dar tudo certo. É uma alegria imensa poder receber essa consagração”.
A consagração das mães gestantes acontece todo quarto domingo do mês, após a missa das 17h, sendo uma oportunidade para que as famílias possam confiar seus filhos, ainda no ventre, ao cuidado e intercessão da Mãe Três Vezes Admirável.