
Neste mês de setembro, o Papa Leão XIV dedica sua intenção de oração à relação do ser humano com a criação, em um momento que marca os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, os 10 anos da Encíclica Laudato si’ e o Tempo da Criação (1 de setembro a 4 de outubro). Este período ecumênico une cristãos de diferentes tradições em oração e ação pelo cuidado da terra.
No vídeo, o Papa nos convida a rezar:
“Ajuda-nos a descobrir a tua presença em toda criação, para que nos sintamos e saibamos ser responsáveis por esta casa comum, cuidando, respeitando e protegendo a vida em todas as formas e possibilidades.”
A mensagem recorda que cada criatura é fruto do amor de Deus, desde a vida mais simples até a mais complexa. O cuidado da criação é também uma questão de justiça social: a destruição da natureza afeta sobretudo os mais pobres e vulneráveis. Inspirados em São Francisco de Assis, somos chamados a reconhecer a interdependência de todos os seres, promovendo uma vida em harmonia com a natureza, mais simples, fraterna e consciente de nossas responsabilidades.
No Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, rezemos juntos por estas intenções, pedindo a Deus que nos ajude a reconhecer Sua presença em toda a criação e a agir com responsabilidade e gratidão. Convidamos todos a unir-se à oração do Papa, contemplando a beleza do mundo e assumindo o compromisso de proteger a vida em todas as suas formas.
E, com confiança filial, confiemos à Mãe e Rainha, que intercede por nós, para que nos inspire e fortaleça em nossa missão de cuidar da criação e viver em harmonia com todas as criaturas.
Fonte: vaticannews.va