Há 60 anos, em 14 de agosto de 1965, um pequeno grupo de meninas se reuniu pela primeira vez na Vila Mariana com um ideal ousado: serem Santuários Vivos. Assim nascia a Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) da Vila Mariana, com a missão de irradiar, no mundo, a presença viva de Cristo e Maria.
Seis décadas depois, este mesmo ideal floresce e frutifica, sendo celebrado com profunda gratidão no Jubileu de Diamante: 60 anos sendo Lírio do Pai, Tabor para o Mundo.
“Com o coração repleto de alegria, cada dia damos nosso sim e seguimos os passos de nossa Mãezinha. Caminhamos radiantes, plantando sementes para novos frutos. Agradecemos a todas que fizeram parte dessa linda jornada! E lembremos: somos, para sempre, Jufem Vila Mariana!” – mensagem das integrantes atuais da Jufem.
Um marco de história e fé
O Jubileu não é apenas a comemoração de uma data, mas o reconhecimento de um caminho marcado por gerações de jovens que, unidas à Mãe e Rainha, buscaram ser sinais de esperança e amor no mundo.
É também o momento de recordar rostos, vozes e momentos que ajudaram a construir esta história. É celebrar cada encontro, cada formação, cada missão que marcou a vida de tantas meninas e mulheres.
“O tempo que passei na Juventude foi um tempo que me ajudou a formar, de modo mais profundo, a minha personalidade, os valores que recebi desde criança, o amor à Mãe e Rainha. Tudo que sou hoje devo à querida Mãe de Deus. O dia que conheci o Santuário da Vila Mariana, aos 15 anos, foi uma experiência profunda. No final da tarde, com o pôr do sol, vi de fora o quadro da Mãe de Deus e senti que nunca mais A deixaria. Aqui conheci meu esposo, que era do Jumas, e nossos filhos também participaram. Sou eternamente agradecida à Mãe de Deus, minha Educadora no caminho da santidade da vida diária”, relata Paulina Lawand, ex-integrante da Jufem e membro do Instituto de Famílias de Schoenstatt.
Reflexão: mais que uma data, um compromisso
Celebrar 60 anos significa olhar para trás com gratidão, mas também para frente com esperança. É renovar o compromisso de ser “Tabor para o Mundo”, testemunhando que o ideal da Jufem continua vivo e atual.
Assim como em 1965, hoje a Juventude Feminina é chamada a manter acesa a chama, formando novas gerações que, com coragem e amor, levem Maria para todos os lugares.
E para celebrar este momento único, todos são convidados para um encontro de fé e reencontro de gerações:
✨ Santa Missa Jubilar
🗓 16 de agosto (sábado)
🕔 17h
📍 Rua Dr. Diogo de Faria, 239 próx. a estação Santa Cruz – Santuário de Schoesntatt Vila Mariana
Será um tempo de bênçãos, recordações e alegria, onde cada ideal vivido será novamente consagrado à Mãe e Rainha.
Venha celebrar conosco e fazer parte desta história!