Notícias

75 anos de missão: Campanha da Mãe Peregrina celebra Jubileu em Aparecida

Foto: Juliana Dorigo

No último domingo, 6 de julho, mais de mil corações vibraram em comunhão no Santuário Nacional de Aparecida durante a celebração dos 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. A manhã festiva, marcada por fé, emoção e gratidão, reuniu missionários, fiéis e coordenadores de diversas partes do Brasil, entre eles, representantes do Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, da Vila Mariana, em São Paulo.

 
Família de Schoenstatt da Vila Mariana
 

O evento aconteceu no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida e foi conduzido pela Ir. M. Mariane Galina, do Santuário de Atibaia, e pelo Pe. João Renan Paisca Bersan, da Diocese de Jundiaí/SP. Eles conduziram os peregrinos a reviverem a história de amor e missão iniciada pelo Servo de Deus João Luiz Pozzobon em 1950. Direto de Santa Maria/RS, Ir. M. Rosequiel Fávero trouxe à tona a trajetória da Campanha, que hoje segue viva nos lares de milhares de famílias.

Entre os presentes, a Ir. M. Sandra Maieski expressou a alegria da Família de Schoenstatt da Vila Mariana por participar deste momento histórico:

“Nós estamos em festa hoje, celebrando 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina. E não poderíamos deixar de estar unidos a tantas pessoas que aqui se fazem presente para agradecer a Deus por este presente que Ele nos deu: Maria, que visita as nossas famílias. Que este dia e todo o ano jubilar sejam marcados por gratidão e graças para nós e para todos aqueles que trazemos no coração.”

Uma história de amor que segue tocando vidas

Durante a celebração, os missionários relembraram o legado do “pobre peregrino”, como Pozzobon se intitulava. Com simplicidade e profunda confiança na Providência, ele percorreu milhares de quilômetros com a imagem da Mãe e Rainha, semeando fé, esperança e consolo por onde passava. Seu exemplo continua inspirando gerações.

A missionária Maria Isabel Pereira, de Pouso Alegre (MG), testemunhou sua alegria em participar:

“Para nós, está sendo uma celebração muito abençoada, graças a Deus. Viemos com muito carinho, com o coração aberto para aproveitar intensamente esse momento. Só tenho a agradecer: primeiro a Deus e depois à Mãe Rainha, por essa oportunidade de estarmos aqui mais uma vez no Santuário de Aparecida.”

Outro momento marcante foi a coroação da imagem da Mãe e Rainha, quando crianças levaram a coroa ao altar, simbolizando o amor e a entrega do povo peregrino à Mãe de Deus. O gesto comoveu os participantes, que expressaram sua emoção com aplausos e lágrimas.

O amor à Mãe de Deus também se expressa nas futuras gerações. Por isso, a Campanha Infantojuvenil também foi lembrada, reforçando o compromisso da missão com a evangelização de crianças e jovens, e com o despertar de vocações para a Igreja.

A esperança que não decepciona

 

Antes da Santa Missa, Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, deixou uma mensagem especial de ânimo e perseverança aos membros da Campanha:

“Neste 6 de julho de 2025, ano jubilar — jubileu da esperança — peregrinos da esperança e da esperança que não decepciona, estamos aqui no Santuário Nacional de Aparecida com o movimento da Mãe Rainha, a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, um movimento que está há 75 anos presente no Brasil. Desde 1950, com o diácono João Pozzobon. E hoje, com pessoas do Brasil todo, estamos aqui para render graças a Deus e pedir as luzes do Espírito Santo para que o movimento continue sendo mariano e missionário. Mariano, porque vai com Maria, ela nos dá força; e missionário, porque vai de casa em casa, também aos hospitais, nas prisões, com a juventude. Deus abençoe o movimento da Mãe Rainha!”

Peregrinos que chegaram a pé ao Santuário após dias de caminhada foram calorosamente acolhidos. Seus testemunhos de superação e fé, impulsionados pela intercessão de Maria, emocionaram os participantes.

Renovação da missão no Altar Central

 

A manhã foi selada com a Santa Missa no Altar Central do Santuário Nacional, presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini. Em sua homilia, o bispo destacou o caráter missionário da Campanha e sua importância para a Igreja no Brasil:

 

“Irmãos e irmãs, o mundo precisa da Boa Notícia do Evangelho de Jesus Cristo, e a Igreja, por meio de cada um de nós, é a mensageira da verdade que liberta e salva. Onde está a Igreja, o Reino de Deus se faz presente. Somos todos evangelizadores, missionários da esperança. Aos membros da Campanha da Mãe Peregrina, exorto que perseverem e atraiam novos membros para a missão.”

De forma especial, ele incentivou os fiéis a convidarem outros para essa caminhada de fé, transformando lares com a presença da Mãe de Deus.

A coordenadora Anabela, de Resende (RJ), partilhou:

“Estamos aqui nesta maravilhosa celebração jubilar com um pequeno grupo da nossa diocese de Volta Redonda. Desde a vinda até esse momento, tudo entregamos ao Capital de Graças. É uma imensa alegria fazer parte disso.”

Que a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt continue visitando os lares, levando paz, união e esperança. E que este jubileu desperte ainda mais corações para a missão!

Que bom ter você aqui! Para receber conteúdos e novidades do Santuário, faça parte do nosso canal no WhatsApp. Clique aqui!

Compartilhar:

NOTÍCIAS