Hoje, 1º de janeiro de 2025, a Igreja celebra a Solenidade de Maria, Mãe de Deus, reconhecendo o papel singular de Maria no plano da salvação. Essa é uma das mais antigas festas marianas, que destaca a maternidade divina de Maria, reafirmando sua missão de trazer ao mundo o Salvador e mediar a união entre o céu e a terra.
A Solenidade de Maria, Mãe de Deus, também marca o Dia Mundial da Paz, um convite aos fiéis para seguirem o exemplo de Maria, acolhendo o Príncipe da Paz e promovendo a harmonia em suas famílias, comunidades e no mundo.
Celebração no Santuário
Ontem, 31 de dezembro, o Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, na Vila Mariana, em São Paulo/SP realizou uma missa especial de ação de graças e a solenidade de Maria, Mãe de Deus. A celebração reuniu os devotos em um momento de oração e consagração, pedindo a intercessão de Maria para o novo ano que se inicia. Durante a missa, os participantes ofereceram suas intenções e agradecimentos ao Capital de Graças, renovando sua fé e esperança.
A Maternidade de Maria
O título “Mãe de Deus”, reconhecido no Concílio de Éfeso, no ano 431, reflete a fé cristã na divindade de Cristo e na missão de Maria como mãe do Emanuel, o “Deus conosco”. Ao proclamar Maria como “Theotókos”, a Igreja reafirma que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e que Maria, ao acolher o Verbo encarnado, tornou-se o elo perfeito entre o céu e a terra.
Uma Oração para o Ano Novo
“Mãe de Deus e nossa, quero começar este ano consagrando minha vida, minha família e meus projetos ao teu Filho, por tuas mãos maternas. Que em cada momento deste novo ano, tua proteção e bênção nos acompanhem. Amém.”
Que a celebração de hoje inspire a todos a viverem o ano novo com fé, esperança e caridade, confiando na intercessão da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que nos conduz sempre a Jesus. “Nada sem vós, nada sem nós!”
Referências:
cnbb.org.br
santo.cancaonova.com