O Advento é um tempo especial de preparação e expectativa pela chegada de Jesus. Marca um momento de reflexão, conversão e abertura para a graça do Natal. Neste espírito, iniciamos no domingo, dia 01/12 a novena de Natal no Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, da Vila Mariana, em São Paulo/SP. O primeiro dia foi marcado pelo tema “Viver o Advento em atitude de ‘aventura’”, conduzido pela Liga das Mães de Schoenstatt.
Inspirados no exemplo de Maria e José, fomos convidados a viver este tempo como uma jornada de fé, aceitando os desafios da vida com coragem e confiança. Advento, que significa “chegada”, é muito mais do que esperar o Natal; é preparar nosso coração para acolher Jesus diariamente e experimentar uma renovação interior.
Esta “aventura” espiritual é também um chamado a nos desprender das feridas do passado, superar inseguranças e abrir-nos para uma vida de amor e esperança. Como destacou o Pe. José Kentenich, “a coragem de recomeçar” é essencial para vivermos a santidade e encontrarmos Deus em cada detalhe da nossa vida cotidiana.
Reflexão do Dia
A Igreja nos orienta a vivenciar a vinda de Jesus de três maneiras: lembrando seu nascimento há mais de 2000 anos, reconhecendo seu renascimento diário em nosso coração e aguardando sua vinda gloriosa no fim dos tempos. O Advento nos convida a acolher Jesus com um coração preparado, desapegando-nos de velhos padrões e vivendo a verdadeira aventura de conversão.
Quantas vezes nos perdemos no deserto de nossas vidas, voltados para a superficialidade? Este é o momento de retornar ao coração de Deus, permitindo que o Menino Jesus nos envolva com seu amor e simplicidade. Assim como Maria e José se prepararam para recebê-lo, somos chamados a fazer o mesmo, renovando nossas vidas com coragem e alegria.
Que esta novena nos ajude a viver o Advento como tempo de profunda transformação interior, para que possamos acolher o Menino Jesus e viver plenamente a aventura de sua presença em nós.