Notícias

Novos Dirigentes da Liga de Famílias no Santuário da Vila Mariana

Marcos e Cassiane Weizenmann – Liga de Famílias de Schoenstatt – Vila Mariana 

 

 

Em 15 de setembro de 2024 tomaram posse os novos casais dirigentes da Liga de Famílias de Schoenstatt no Santuário da Vila Mariana para um mandato de dois anos. São eles: Cassiane e Marcos (dirigentes) e Cristiana e Christian (vice-dirigentes). A eleição dos novos dirigentes havia ocorrido no dia 01/09/2024, com a presença de vários casais da Liga de Famílias, num belo encontro familiar no Santuário. 

 

Cassiane e Marcos ( fundo) dirigentes; Christian e Cristina à direta (vice-dirigentes)

 

A Liga de Famílias de Schoenstatt 

 

A Liga de Famílias de Schoenstatt é um dos Ramos da Obra de Famílias de Schoenstatt, que também é composta pelo Instituto de Famílias e pela União de Famílias. Nosso fundador, Pe. Kentenich, dizia que a Obra de Famílias é “o fundamento e a coroa” de toda a Obra de Schoenstatt, pois somente com famílias formadas no espírito da Igreja e da Aliança de Amor, será possível a perenidade de toda a Família de Schoenstatt. 

Independentemente de serem da Liga, da União ou do Instituto, todas as famílias em Schoenstatt são chamadas à mesma santidade, ao mesmo espírito mariano que vem da Aliança de Amor. São chamadas também a unirem-se em comunidades e ao apostolado. Porém, cada comunidade tem um acento mais forte em determinados aspectos. 

Na Liga de Famílias, o acento mais forte é o Apostolado. A Liga é chamada a focar nas tarefas apostólicas, no anúncio, no testemunho em todos os ambientes onde estiver. As exigências e o estilo de vida comunitária na Liga de Famílias têm a finalidade de dar às famílias maior liberdade para o apostolado, em todos os meios onde estiverem. 

Por apostolado se entende uma ampla gama de situações: há o “apostolado do ser”, onde por minha forma de vida e pelo meu testemunho de família e de casal, eu exerço uma ação apostólica no meu entorno, começando dentro da minha casa, onde está meu primeiro foco de apostolado. Mas também o apostolado é para mais além: no ambiente de trabalho, na sociedade como um todo e, de forma especial, nos diversos espaços da Igreja, como a paróquia. A Liga é chamada a ter um olhar especial “para fora”. O Pe. Kentenich escreve no estatuto da Liga que “a finalidade da Liga Apostólica é a educação de apóstolos em todos os ambientes no espírito da Igreja”. 

O Pe. Kentenich também dizia que “a Liga deveria ser a tropa volante do Movimento”, ou seja, sem estar presa a estruturas rígidas, mas livre para adaptar-se às necessidades e aos desafios apostólicos que surgem. 

 

No Santuário da Vila Mariana 

A Liga de Famílias iniciou no Santuário da Vila Mariana em 1986, com a presença de um casal no Congresso de Outubro daquele ano. Houve alguns grupos da Liga de Famílias desde então e, a partir de 1996, temos grupos da Liga constantemente presentes no Santuário.  

Atualmente há cinco grupos da Liga de Famílias vinculados ao Santuário da Vila Mariana, compostos por 27 famílias. O grande desafio que o momento atual traz é o fortalecimento dos grupos existentes e o apostolado para que mais famílias façam parte da Liga de Famílias de nosso Santuário. 

Ester e Diniz à esquerda, dirigentes 2020 a 2024.

Nos últimos quatro anos os dirigentes da Liga de Famílias na Vila Mariana foram o casal Ester e Diniz, a quem agradecemos a entrega e o serviço pela Mãe de Deus e pelas famílias.

Aos novos dirigentes Cassiane e Marcos, Cristiana e Christian, pedimos a luz do Espírito Santo e a força da Aliança de Amor com a Mãe de Deus para que cumpram com amor e sabedoria a missão que lhes foi confiada. 

Que bom ter você aqui! Para receber conteúdos e novidades do Santuário, faça parte do nosso canal no WhatsApp. Clique aqui!

Compartilhar:

Tags:

NOTÍCIAS

Maria Rita Vianna   “Caíram as algemas” – assim inicia a estrofe 612 do livro Rumo ao Céu; é o