
No terceiro domingo de agosto, a Igreja no Brasil dedica sua atenção à vocação para a vida consagrada, celebrando a entrega daqueles que escolheram seguir Jesus de maneira plena e generosa. Religiosos e religiosas oferecem um testemunho de amor e serviço ao próximo, demonstrando que é possível viver o Evangelho em sua essência e transformar o mundo à luz do amor de Deus. Com suas vidas consagradas, eles revelam que seguir o chamado de Cristo é uma jornada de plenitude e propósito, iluminando o mundo com a presença e luz de Jesus, seja nas comunidades, entre os necessitados, ou entre aqueles que encontramos em nosso caminho.
O Caminho Vocacional de Ir. M. Glaucia
Hoje, trazemos o testemunho inspirador de Ir. M. Glaucia, que atualmente reside com as Irmãs de Maria de Schoenstatt no Santuário da Vila Mariana, o Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai. Com 31 anos de vida consagrada, ela compartilha conosco como a confiança em Deus a levou a responder “sim” à sua vocação:

“Primeiramente, esclareço que toda vocação é um chamado de Deus. É Ele quem chama! A iniciativa sempre parte dele! ‘Ele nos amou primeiro!’ (I Jo 4, 19).
Logo que senti o chamado divino (quando estava no último ano da faculdade e trabalhando no banco), não me julguei digna da vocação para a vida consagrada. Lutei e relutei interiormente, mas a ideia de ser Irmã era mais forte do que eu… Tudo o que fazia sempre pensava: ‘Como uma Irmã faria nessa ocasião?’ O chamado queimava dentro de mim, até que, na oração, eu pude perceber que Deus me queria inteiramente para si, me chamava para uma Missão Divina. Depois que tive essa certeza, nunca mais duvidei da minha vocação, o que considero uma grande graça.
Nasci aqui em São Paulo e, aos 16 anos, passei por um processo de conversão, aprofundando-me nos sacramentos e conhecendo as verdades da fé católica. Tive a graça de conhecer o nosso Santuário e, sempre que possível, o visitava. Foi assim que cresceu minha vinculação aos três pontos de contato em Schoenstatt: a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável, seu Santuário de Graças, e nosso Pai e Fundador, Padre José Kentenich.
Como jovem, selei minha Aliança de Amor como Romeira deste Santuário, e quando senti o chamado à vida consagrada, não me restavam dúvidas: queria ser Irmã de Maria de Schoenstatt. Naquele último ano da faculdade, fiz meu caminho vocacional com as Irmãs de Maria, e no ano seguinte ingressei em nosso Instituto Secular.
E para concluir, afirmo que somente Jesus é a resposta para todos os nossos anseios! Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14, 6), (Jo 14,6) Ele é o Bom Pastor (Jo 10,11), a Porta pela qual as ovelhas passam (Jo 10, 7), por mais estreita que seja (Mt 7, 13)… Jesus é o Pão da Vida (Jo 6,35), a própria Ressurreição e a Vida em plenitude (Jo 11, 25)!. JESUS É A RESPOSTA MAIS PROFUNDA… E Ele nos capacita para que nós mesmos sejamos a sua resposta na vida das pessoas que Ele coloca em nosso caminho.”
Vocação e Caminhada Juntos na Igreja
Como lembra o Papa Francisco, “o dom da vocação é como uma semente divina que germina no terreno da nossa vida, abre-nos a Deus e abre-nos aos outros para partilhar com eles o tesouro encontrado.” (mensagem para 60° Dia Mundial de Oração pelas Vocações – 26/04/23)
Que este mês vocacional nos inspire a apoiar e orar por aqueles que abraçaram a vocação religiosa, e que muitos outros possam sentir a alegria e a paz de responder ao chamado de Deus.