No dia 28/07/2024 foi realizado no Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, na Vila Mariana, em São Paulo, um dia de encontro para a Liga de Famílias de Schoenstatt, numa oportunidade de reunir os participantes dos grupos da Liga de Famílias que são vinculados ao Santuário da Vila Mariana.

Marcos e Cassiane Weizenmann
Como é característico da Liga de Famílias deste Santuário presente no coração de São Paulo, a participação conta com famílias de diversos lugares: além dos que vivem na capital paulista, houve famílias vindas de cidades mais distantes, como Amparo, Cotia, Louveira, Santos e São Bernardo.
Manhã de Oração, de Conhecimento Mútuo e de reflexão sobre algumas Correntes de Vida.
O Encontro foi iniciado no Santuário, em um fundamental momento de encontro com Jesus Eucarístico, o motivo maior de nossa vida batismal e de nossa Aliança de Amor com Maria. Em um momento de Adoração e de oração comunitária, culminando com o canto do Hino da Liga de Famílias e com a renovação da Consagração de cada um à Mãe de Deus, fomos acolhidos neste Santuário que passa por um momento desafiador de sua história, num processo de renovação de todo o espaço físico, que nos interpela também a reconstruir o coração, a renovar a vinculação à MTA e a redescobrir o chamado de Cristo na vida de cada um.
Após a oração no Santuário, nos dirigimos ao salão de reunião no andar mais elevado da casa onde moram as Irmãs de Maria. Trata-se do salão que era o local de reuniões principal usado há muitos anos atrás, quando só havia a casa das irmãs e o Santuário no terreno da Vila Mariana. Este salão foi pouco utilizado nos últimos anos, mas agora, com as reformas em andamento através do Projeto Farol Luminoso, ganha nova importância para acolher encontros.
Ali tivemos primeiramente um momento de conhecimento mútuo entre os casais que participaram do encontro, inspirados nas palavras de nosso Pai e Fundador: “É decisivo aprendermos melhor a ver-nos (a nós próprios) e a ver-nos mutuamente à luz da fé”. De dois em dois casais, tivermos conversas para nos conhecermos e depois cada um apresentou ao grupo todo o casal com quem conversou, utilizando um símbolo que representava aquele casal, num momento de aprofundamento dos vínculos entre os que ali estavam.
Na segunda parte da manhã, a Ir. M. Sandra Maieski, assessora local da Liga de Famílias, compartilhou conosco reflexões sobre algumas correntes de vida atuais do Movimento de Schoenstatt e da Igreja, com foco no Ano Santo de 2025 a ser celebrado por toda a Igreja, e nos 75 Anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Destaque especial foi dado ao chamado do Papa Francisco para que 2024 seja um ano de oração em preparação ao Jubileu, com foco na súplica ao Espírito Santo para que seja o protagonista de nossa vida de oração. Também ouvimos a voz que vem da Central Nacional do Movimento através do novo lema do ano: “Missionários da Esperança, em Cristo, transfiguremos a realidade!” Desta forma, a Ir. M. Sandra conduziu os casais a refletirem a dois sobre algumas questões importantes: como está nossa ação missionária em casa? Como está a Esperança em casa? Como família, estamos vivendo em Cristo? Que situação precisamos transfigurar em nossa família? Ao final da manhã, revimos estas questões à luz do testemunho de vida de nosso Pai e Fundador.
Tarde de aprendizado e vivência com casais da Liga de Famílias do Jaraguá e com Pe. Antônio Bracht.

Após o almoço, recebemos de tarde a visita de dois casais da Liga de Famílias do Jaraguá: Lucy e Luciano, também Toni, esposo de Sueli. Pe. Antônio Bracht, assessor regional da Liga de Famílias, também esteve presente nesta tarde. Eles apresentaram para a Liga de Famílias da Vila Mariana a experiência vivida pela Liga do Jaraguá com o “Encontro do Sim”, uma fecunda possibilidade de trazer mais famílias para participar da Liga de Famílias. Além de recebermos explicações sobre os objetivos e a estrutura do “Encontro do Sim”, pudemos viver duas dinâmicas que fazem parte desta iniciativa e assim viver um pouco a experiência deste encontro.

Foi uma grande alegria vivermos o intercâmbio de vida e de experiência entre estas “Ligas de Famílias irmãs”, dos dois “Santuários irmãos” da cidade de São Paulo: Jaraguá e Vila Mariana.
O dia de encontro foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo Pe. Antônio, juntamente com os peregrinos presentes neste domingo para a Eucaristia.
Kentenich, Pe. José. Às segundas-feiras ao anoitecer. V. 21, p.37. 17.04.1961.